26 setembro 2010

Desequilibrios individuais ditam derrota academista


Académico Viseu - F.C.Porto 1:6
Golo Académico Viseu: Alex (66 min)
Golo F.C. Porto: Gonçalo (43, 74 min), Frederic (57, 75 min), Ricardinho (58, 72 min)

Académico Viseu: Popó, Mickael, Bruno, Rui Loureiro, Paulo Renato, Pedro Costa (Rui Pipo, 57 min), Márcio (Eric, 65min), Mauro, Alex, Guilherme (Flávio, 79 min), Tiago Almeida.
Suplentes não utilizados: Mário, João André, Gonçalo Pipo, André Cunha.
Treinador: Paulo Chaves, Vitinho.
F.C.Porto: Kadu, Carlitos, Bruno, Tomás, Luis Rafael (Gerson, intervalo), Leandro (Christian, 26 min), Frederic, Ricardinho, Gonçalo, Rui Cardoso, Francisco Costa (Diogo Mota, intervalo).
Suplentes não utilizados: Luís, João Paulo, Raul, Costa.
Treinador: Capucho.
Cartões amarelos:
F.C.Porto: Rui Cardoso (34 min)
Árbitro: Hugo Geraldes, Auxiliares: Oscar Andrade, Miguel Pereira (A.F. Guarda)

Os jovens academistas defrontam um dos candidatos ao título do escalão de juvenis, no caso o F.C. Porto. Os forasteiros entram na partida com uma natural mais posse de bola, mas com os academistas a conseguirem ter uma boa noção de espaços e de marcação. A primeira jogada de perigo cabe aos academistas, numa boa jogada de contra-ataque conduzida por Tiago Almeida que cruza mas com Guilherme a não conseguir o remate.
Aos 17 minutos surge o primeiro desequilibrio forasteiro, provocado por uma boa triangulação entre Gonçalo e Frederic com este a surgir desmarcado e rematar para defesa fácil de Popó.
Os academistas mostram-se seguros na sua defensiva e estão a conseguir intranquilizar os portistas.
Aos 35 minutos, ocasião para os forasteiros que na sequência de um livre marcado na zona frontal do seu ataque vê Gonçalo a rematar com estrondo à barra da baliza academista. No minuto seguinte remate de Christian para defesa incompleta de Popó que contudo é lesto e consegue o desarme quando Gonçalo se preparava para o remate em zona muito perigosa.
Chega-se ao final da primeira parte com os academistas a conseguirem com uma atitude guerreira e muita entreajuda colocar muitas dificuldades aos portistas que embora com mais posse de bola não conseguiram criar muitas ocasiões de perigo.
Fruto das suas suas substituições os portistas entraram mais pressionantes e aos 43 minutos viriam a marcar quando Gonçalo aproveita uma falha de marcação e numa carambola empurra a bola para a baliza academista. Aos 49 minutos Ricardinho tem uma boa jogada e leva a bola a rasar a baliza academista.
A equipa local procura responder com rápidos contra-ataques conduzidos por Guilherme e Tiago Almeida. Aos 54 minutos cruzamento de Gerson para Rui Cardoso aparecer solto no interior da área local a cabecear mas sem a melhor direcção. Na resposta Tiago Almeida é bem lançado por Pedro Costa mas não consegue o melhor cruzamento.
Com 57 minutos surge o segundo golo forasteiro quando Gonçalo desmarca Frederic que perante Popó faz o golo. No minuto seguinte novo golo viria a surgir numa falha de marcação, onde Ricardinho aparece solto perante o guarda-redes academista e empurra para um golo simples.
Boa jogada pelos academistas, quando Mauro ganha a bola a meio campo e desmarca bem Tiago Almeida que remata por alto, numa boa ocasião para os academistas.
O atrevimento academista viria a resultar quando na sequência de um canto, Alex, aparece solto no interior da área portista e faz o golo para gáudio dos adeptos academistas.
A resposta forasteira surge aos 72 minutos quando Gerson tem um bom centro e de Ricardinho primeira faz o golo. No minuto seguinte jogada individual de Gonçalo a conseguir ultrapassar três defesas academistas e fazer o golo.
O Porto voltaria a marcar à passagem do minuto 75 quando Frederic após boia desmarcação de Ricardinho aparece solto e faz um golo natural.
Chegava-se ao final com um resultado gordo para os comandados por Capucho que resulta da sua melhor preparação física e dos desequilibrios criados com momentos individuais dos seus jogadores.
Arbitragem com trabalho seguro e sem erros, o que é digno de destaque.

Out: distracções fatais. Após uns primeiros 40 minutos onde os academistas souberam ter uma atitude calma e uma boa leitura das investidas contrárias evitando assim momentos de maior emoção junto da sua baliza, a segunda parte começou de forma ingrata. Com um golo às três tabelas em que a defensiva academista não conseguiu aliviar e essa distracção mostrou-se ser fatal perante a argúcia de Gonçalo. Este foi um dos primeiros erros que se notaram nesta segunda parte e que resultaram em goleada que não condiz com o bom jogo academista.
In: espiríto de entreajuda academista, valias portistas. Enquanto houve pilhas, os academistas conseguiram mostrar bons momentos, com muita ajuda entre os diversos sectores da equipa e assim colocar problemas à organização portista. A ajuda ao seu colega e entrar sem medo das mais valias contrárias permitiu aos academistas regressarem ao balneário com um nulo. Do outro lado, a maior fonte de desequilíbrios resultou de momentos individuais dos seus jogadores que conseguiram abrir frechas na defensiva academista.
Melhor em campo: Ricardinho. Tem a arte de jogar simples e assim o futebol fica mais fácil e rende muito mais. Com uma boa leitura de jogo conseguiu alimentar o seu ataque e fazer desmarcações perfeitas que resultaram em golos para a sua equipa. Para além disso premiou a sua exibição com dois golos, um dos quais, o quarto da sua equipa, o melhor golo da partida com um remate de primeira indefensável para Popó.

Outros resultados:
Boavista - Feirense 2:1
Beira Mar - Repesenses 1:0
Leixões - Vigor Mocidade 0:2
Padroense - Oliveirense 3:2
Académica Coimbra - São Romão 7:1
Em directo, a partir das 11:00

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

F.C. Porto752029417
Feirense751111516
Académica 751121516
Padroense742116714
Beira Mar741210513
Boavista7412131113
Vigor Mocidade721412207
Oliveirense721413157
São Romão62049206
Leixões61142104
Académico Viseu71064203
Repesenses70165251

Sem comentários: