14 junho 2008

2 dedos de conversa com o Melo


Andre Filipe Melo Constantino nasceu a 13 de Maio de 1991.
É um verdadeiro capitão. Sóbrio, delicado mas no campo uma postura lutadora o que faz dele um muro dificil de passar.
O Melo é daqueles jogadores que vive o Académico a 100%. Como ele diz é um sentimento que nem ele sabe explicar.
É um amigo verdadeiro e especial que agradeço por isso e conta sempre com o velhote!

Jogando a defesa central ou a médio as exibições tem sido constantes e de bom nível. Onde é então o lugar que te sentes como peixe na água?
Eu sou um jogador que gosto de atacar, fiquei satisfeito por ter jogado os primeiros e os últimos jogos na posição 10, mas é a libero que eu me sinto mais á vontade também pelo facto de ter jogado nos últimos anos mais vezes nesta posição.

Após um ano menos positivo dos Juvenis, onde não conseguiram o ambicionado regresso aos Nacionais, este ano conseguiram-no. Esta diferença deve-se essencialmente a quê?
Este ano o trabalho foi de outra forma, em que tínhamos outros métodos de trabalho e derivado a diversos factores conseguimos o nosso objectivo.

Qual a sensação de ser campeão e colocar novamente os Juvenis num patamar que merece?
É uma sensação sem dúvida prestigiante para um jogador, porque tinha consciência da minha responsabilidade e dos meus colegas em colocar os juvenis na nacional.

Qual o jogo em que se deu o clique: “O Título é nosso!”
Costuma-se disser que todos os jogos são importantes, mas o 1º jogo da 2 fase contra o Repesenses para mim foi fundamental.

Que clube foi para ti a revelação e a desilusão do Campeonato?
Revelação – Viseu e Benfica
Desilusão - Lusitano

Ao contrário do que acontecia no ano passado, os Juvenis felizmente tiveram um publico que sempre os apoiou. Foi um dos elementos essenciais para se atingir este objectivo de ser campeão?
Obvio. Eles estiveram sempre connosco, em que foram as carrinhas do clube, fizeram muito mais que o seu dever, mostraram-se muito mais do que os meros adeptos, coisa que é rara noutras equipas.

Vendo os jogadores com quem jogaste e defrontaste és capaz de nos dar a equipa que gostavas de treinar se tivesses nesse papel?
Certamente que qualquer treinador que acompanhou de perto este campeonato , pondo as suas preferências de parte, escolheria o Académico.

Sendo um dos elementos mais utilizados e regulares da Equipa de Juvenis ainda deste uma “perninha” nos Juniores. Qual o segredo para manter deste ritmo diga-se alucinante?
Quando se tem amor a uma coisa, tudo se faz em por dela. E em alguns jogos poderia não ir nas melhores condições, devido ao facto de jogar no dia anterior, mas mesmo assim dava o meu melhor, sendo um grande orgulho para mim e ao mesmo tempo um objectivo a cumprir

Jogaste alguns jogos pelos Juniores, como foi essa sensação?
Desde que me pediram para ajudar os juniores senti logo uma enorme alegria e uma grande vontade para mudar o rumo dos acontecimentos. Penso que qualquer jogador gostaria de jogar no escalão a cima.

No teu ponto de vista a que se deveu esta época menos positiva neste escalão?
Pegando nas palavras de uma pessoa: “vi coisas esta época que à 20 anos nunca vi”.
Eu penso que devido a pequenos pormenores, é que os acontecimentos não foram de outra forma. A equipa tinha qualidade, e em que muitos jogos faltou aquela sorte…Sorte que nunca veio…

Após um ano nos Distritais pelos Juvenis, novo ano tens que atravessar ao serviço desta vez dos Juniores. Frustrante ou motivante para conseguires novo título?
Por um lado é frustrante porque apanhei uma fase menos boa no Académico, e custa saber que existe qualidade para jogar no nacional, mas temos de nos sujeitar a jogar na distrital…E se acontece um jogo em que não estamos nos nossos dias, pode-se comprometer a subida ao nacional o que é um cenário que não quero imaginar. Por outro lado chega a ser motivante saber que temos o objectivo de por o clube no nacional, e trabalhar de igual forma como se estivéssemos na nacional.

Que sonho gostavas de concretizar?
Jogar pelo Académico na 1º divisão. Podem pensar que digo isto por estar no Académico mas não, vai fazer 9 anos que estou neste clube e como é obvio tenho uma grande admiração pelo A.V.F.C. Não sou daqueles que só gostam do Académico enquanto os filhos estão lá, e depois nunca mais vão ver um jogo do clube. É um sentimento que nem a mim próprio consigo explicar!

Uma palavra para os sócios, adeptos e leitores do blog
Um obrigado a todos os colegas, adeptos e simpatizantes do clube que desde o inicio nos apoiaram !!
Espero que para o ano não aconteça o mesmo que este ano com os juniores que ao inicio éramos uns “coitadinho”,e quando ganhamos ao Sanjoanense já éramos uma equipa com valor .

3 comentários:

Anónimo disse...

o melo...

da facto um grande jogador, mas sobretudo uma grande pessoa!

abraço ganda melo!

Anónimo disse...

continua assim, es um jogador k pode dar mt a qualquer equipa, gostei mt de jogar cntg...

Ass: Filipe Jun

João Nunes disse...

Boa campeão...

É bom saber que transportas a mistica academista.
Boa sorte, e pode ser que o teu sonho um dia se concretize!