29 junho 2007

Marcel conversando do outro lado do Atlântico


Marcel Santanna, nascido a 8 de Janeiro de 1988, chegou ao clube e conseguiu-se impôr na frente atacante da equipa dos Juniores.
Sabe estar no sítio certo na hora exacta para marcar os golos que o tornaram num dos melhores marcadores da equipa.
Para além disso tem um espírito ganhador e consegue aliar isto, uma humildade marcante e cativante, espírito vindo da sua grande referência e treinador, o avô.
Qual o percurso que fizeste até chegares ao Académico.
Treinei em alguns clubes, entre eles Figueirense, Avaí e antes de ir para Portugal, estava jogando num clube em um município de Guabiruba.
Durante o tempo que já jogas futebol decerto já tiveste bons momentos. De qual te recordas mais?
Concerteza meu melhor momento foi jogando no Académico, onde conquistei de forma invicta o campeonato distrital de juniores, onde tive uma boa participação fazendo 28 gols e pelo senior fazendo um gol, onde acredito que tenha sido importante para a conquista do campeonato.
E algum momento para esquecer?
Acredito que mesmo nos momentos ruins eu tenho algo para tirar de bom, não guardo mágoa de nenhum momento.
Que treinador se lembra melhor por o ter marcado ate agora?
Meu avô, que é um ex jogador profissional e ex treinador, o qual me orienta desde pequeno.
Como surgiu a oportunidade de vires jogar no Académico Viseu.
Quando estava jogando no município de Guabiruba, fui convidado para ir jogar em Portugal, pois minhas caracteristicas como jogador interessavam para alguns clubes, com quais o Sergio Luiz da Cruz “Serginho” tem contactos.
Que tal a experiência de viveres/jogares em Viseu, estando a família bem longe?
No primeiro momento tive muitas dificuldades, mas com o tempo e com as amizades criadas em Viseu me adaptei muito bem.
Mesmo longe, como te sentias ao ver que o teu trabalho era acompanhado quase que diariamente do outro lado do Atlântico?
Me sentia muito bem, pois sabia que minha família estava me apoiando e torcendo muito, principalmente minha mãe que todos os dias olhava o blog para saber o que se passava.
E meu pai que me ligava todos os dias antes dos jogos para me dar incentivo.
Valeu a pena esta experiência?
Concerteza, cresci muito como jogador e muito como pessoa.
Falando da temporada qual o jogo ou jogos que custou mais a pontuar?
Acredito que em três: Viseu e Benfica(fase final), Lamego e Vale de Açores.
Após um campeonato sempre a par do Viseu e Benfica qual foi para ti o jogo em que a questão de campeão se decidiu?
A vitória na fase final contra o Viseu e Benfica, por 5 x 0, que nos deu a liderança do campeonato.
Nesta mesma fase final tiveram um passo atrás com o empate em casa com o Vale de Açores. Como foi digerir esse resultado?
Sabiamos que tinhamos que treinar com mais força ainda, pois não poderíamos tropeçar em mais nenhum jogo e graças a esse trabalho, foi o que aconteceu, ganhámos o título.
Qual a opinião sobre os “rivais” que defrontou nesta fase final? O mais difícil e o mais acessível?
Eram todos excelente clubes, todos com o mesmo nível de dificuldades para jogar contra.
Qual a sensação que sentiram após terem assegurado esse mesmo título?
Nosso trabalho foi bem feito e recompensado com o título, acho que eramos o melhor time do campeonato, tanto no coletivo quanto na forma individual.
De fora via-se que o vosso grupo era mesmo um grupo na sua totalidade. Isso foi preponderante para o êxito?
Concerteza eramos um grupo unido com o mesmo foco: o título.
Para o ano vão disputar a 2 Divisão do Nacional de Juniores, Como achas que vai ser o campeonato?
Não farei mais parte do grupo, pois serei senior, mas estarei torcendo para que meus colegas façam um excelente campeonato e se possível a conquista do titulo.
E agora que futuro para o Marcel? Portugal? Brasil? Ou outro sítio?
No momento não saberei te dizer estamos vendo as melhores propostas.
Que sonho alimentas agora?
Em jogar num grande time da Europa e se possível chegar à selecção brasileira.
A nível de futebol qual o seu ídolo?
Me espelho em dois grandes jogadores(Henry e Ibrahimovic).
Uma palavra final para os sócios, adeptos e leitores do blog das camadas jovens.
Obrigado pelo apoio e incentivo que recebi de todos os adeptos deste clube que muito acreditaram em mim, para onde for estarei sempre levando somente lembranças boas de Viseu.
Abraços do atleta e amigo Marcel.
Gostaria de agradecer a duas pessoas muito importantes, que me incentivam e apoiam desde que eu comecei a jogar ao 6 anos... Meu pai e meu avô que nunca perderam um jogo meu. Obrigado por tudo, amo muito vocês. Rodrigo, meu pai e Irajá, meu avô e ex-jogador de futebol.
Nota Final: O meu muito obrigado pela ajuda que me deste na realização desta entrevista e votos de sucesso nesta nova época onde os novos desafios nos seniores serão aliciantes e sabemos que vencidos por este espírito batalhador que o Marcel têm. Rumo à canarinha!
Companheiro obrigado pela camisa e pelos bons momentos de fuebol e amizade que nos reservaste! Sempre aqui no lado esquerdo!

6 comentários:

Anónimo disse...

GRANDE MARCEL,continua assim humilde e simpático vais ser um dos grandes jogadores da europa..
que DEUS te ajude...
UM ABRAÇO AMIGO de LS

Anónimo disse...

Um grande jogador, um grande amigo. Volta logo para darmos uns toques.

Anónimo disse...

É HOJE ACADEMICO!!!!!!!!sempre q s fala em ti lembro m logo disto.sentimos a tua falta no ultimo jogo do campeonato..força ai grande malrcel..
ze luis

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Espero que o Académico tenha feito tudo o que era possível para manter o Marcel.

O golo do Marcel em Cinfães foi, no meu entender, o momento de viragem nos séniores rumo à III Divisão.

Anónimo disse...

Este foi o ponta mais completo com quem já joguei! Tinha instinto! Finalizava ainda melhor! E um excelente cabeceador! Tacticamente muito evoluido!Trablho de equipa muito elevado! Ambição, motivação e frieza entre outras! Os números falam por si! UM grande abraço! Em Portugal, no Brasil ou ate mesmo na china! Vais ser sempre um grande jogador! Abraço grande!

Anónimo disse...

MARCEL Vê www.cafjuniores.blogspot.com em tua homenagem.MERECES....LS