08 dezembro 2010

Desequilibrio natural


F.C.Porto - Académico Viseu 6:0
F.C.Porto: Luis Pinto, Jorge Azevedo, Bruno, João Paulo, Luis Rafael, Leandro, Frederic (Baldaia, intervalo), Carlitos, Costa, Diogo Mota (Gonçalo, 64 min) e Ricardinho (Pedro Tavares, intervalo).
Suplentes não utilizados: João Gurtner, Gerson, Christian, Lima Pereira.
Treinador: Capucho.
Académico Viseu: Popó, Paulo Renato (Fred, intervalo), Rui Loureiro, Bruno, Alex, João André, Eric, Mauro, Tiago Almeida (Luis, 54 min), Márcio (Fábio Oliveira, intervalo) e Flávio.
Suplentes não utilizados: Mário, Rui Pipo, Pedro Costa e Guilherme.
Treinador: Paulo Chaves.

Árbitro: Pedro Sá, Auxiliares: Vitor Ferreira e Emanuel Dantas (A.F Braga).

Os juvenis academistas tinham mais um desafio de elevado nível de dificuldade pela frente na sua batalha pela manutenção. O adversário era o F.C.Porto lider isolado da série B deste escalão e desta forma o jogo adivinha-se muito complicado.
Os academistas entraram mais recuados no terreno e a darem a posse de bola aos portistas e assim cabia aos locais o maior domínio da partida e como sequência disso os lances de maior perigo. O primeiro lance de real perigo aconteceu à passagem do minuto oito com Luís Rafael a rematar com muito perigo à baliza defendida por Popó.
Cinco minutos depois é a vez de Costa bem desmarcado por Ricardinho obrigar com o seu remate Popó a brilhar de forma a evitar o abrir do marcador.
O golo viria mesmo a acontecer à passagem do minuto 19, quando Leandro num remate de longe leva a bola a beijar as redes academistas.
Estava aberto o marcador que viria a ser novamente alterado sobre o minuto 23 quando Luís Rafael sobe bem na ala esquerda do seu ataque e Diogo Mota mais lesto que a defensiva forasteira aparece a empurrar a bola para a baliza contrária.
Os portistas tinham o domínio completo da partida e não deixavam os academistas se aproximar da sua área e aos 29 minutos os portistas disfrutam de mais uma boa ocasião de golo com Frederic a soltar bem Diogo Mota que remata cruzado perto da base do poste academista.
Os portistas sempre que aceleravam o ritmo da partida criavam dificuldades aos academistas e aos 37 minutos num desses lances de desequilibrio motivado pela subida de Luís Rafael viria a marcar por Frederic que no interior da pequena área academista responde da melhor forma a um cruzamento do primeiro.
Sobre o apito para o intervalo novamente Frederic aproveita o espaço dado e remata cruzado levando a bola a passar perto da baliza viseense.
Chegava-se ao intervalo com uma vitória justa para os portistas que embora não jogando a alto ritmo conseguiram com as suas permanentes trocas de bola criar lances de golo que viriam a ser aproveitados por três vezes.
Tal como na primeira parte os portistas entraram para marcar mais golos e isso viria mesmo a acontecer quando o recém-entrado Pedro Tavares ao segundo poste é mais lesto que a defensiva academista e responde da melhor forma a um bom cruzamento de Jorge Azevedo.
Os academistas procuravam responder em contra-ataque e aos 52 minutos Flávio bem liberto por Tiago Almeida e perante Luís Pinto não consegue o melhor remate.
Os academistas tentavam equilibrar a partida e viriam a ficar perto do golo à passagem do minuto 65 quando Mauro na sequência de um livre consegue aparecer a cabecear perto da baliza local, quando os adeptos academistas já gritavam pelo golo.
A resposta portista foi pronta e na sequência de um canto marcado por Pedro Tavares, João Paulo aparece a cabecear mais alto que a defesa academista levando muito perigo à baliza de Popó.
Pedro Tavares era um jogador irrequieto e aos 73 minutos viria a ver o seu remate cuzado embater com estrondo na base do poste da baliza academista. Contudo no minuto seguinte o marcador viria novamente a funcionar quando Pedro Tavares desmarca bem Costa que aparece a carimbar o quinto golo local.
Aos 76 minutos é a vez de Gonçalo ver um dos seus remates embatar na trave. O resultado final viria a ser consomado já sobre os 80 minutos quando Leandro responde da melhor forma a um cruzamento de um seu colega batendo o esforçado Popó.
Chegava-se ao final da partida com um resultado gordo para os portistas que conseguiram criar lances de perigo devido às suas permanentes movimentações e que assim levaram de vencida a defensiva academista.
Num jogo fácil de arbitrar o trio de arbitragem tudo fez para que o seu trabalho ficasse incólume aos erros, o que conseguiu.

Out: receio academista. Os academistas entraram algo receosos na partida e com uma toada muito defensiva. Isso deu espaços para os portistas assumirem por completo o controlo do jogo e assim empurrar os forasteiros para terrenos atrasados. Na segunda parte com uma atitude mais aberta os jovens academistas conseguiram por vezes equilibrar a contenda e assim criar também eles algum perigo para a baliza de Luis.
In: mecanismos portistas. Embora sem jogar a alto ritmo os jogadores portistas conseguem criar lances de perigo mesmo frente a defensivas mais compactas. Sabendo a posição do colega a quem endossar a bola o jogo torna-se mais fluido e mecânico o que coloca grandes dificuldades às equipas contrárias.
Melhor em campo: Luis Rafael e Pedro Tavares. Um defesa que consegue cumprir a sua missão e em seguida alimentar o ataque é um jogador que merece sempre destaque. Com dois bons cruzamentos que resultaram em golos, Luis Rafael conseguiu ser uma das figuras do jogo. Por outro lado Pedro Tavares entrado ao intervalo rubricou nos ultimos 40 minutos uma exibição de grande calibre. Para além de marcar logo aos 44 minutos conseguiu alimentar o ataque portista e foi dos seus pés que sairam as melhores ocasiões de golo e que viriam também a resultar em golo.

Outros resultados:
São Romão - Académica Coimbra 0:9
Repesenses - Beira Mar 0:1
Feirense - Boavista 0:0
Oliveirense - Padroense 1:2
Vigor Mocidade - Leixões 0:5

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

F.C. Porto18152169747
Padroense18116143939
Feirense181143341437
Académica 181044441533
Boavista18945322031
Leixões18927282029
Beira Mar18738222124
Oliveirense18639313221
Académico Viseu183312144312
Repesenses183213246811
Vigor Mocidade183213195711
São Romão183114197310

Sem comentários: