26 fevereiro 2011

Passo de gigante academista rumo à fase final


Académico Viseu - Lusitano Vildemoinhos 4:0
Golos Académico Viseu: Zé Henrique (36 min), Zito (38 min), Cristóvão (53, 89 min)
Académico Viseu: Rui Pedro, Vitinho, Jorge (Jason, 18 min), André Mateus, Nuno, Dani (Mauro, 60 min), Leandro, Zito, Zé Henrique (Diogo Pereira, 70 min), Zé Pedro, Cristóvão.
Suplentes não utilizados: Roberto, Paulo Renato, Vasco e Bruno.
Treinador: Pipo, Carlos e Filipe Pipo.
Lusitano Vildemoinhos: Diogo Lopes, Marco Loureiro, Traoré (Rui Marques, 75 min), Fernando Injami (Fábio Lages, 65 min), Davide Mota, Sidy Bayo, Alexandre Loureiro (Diogo Braz, 57 min), Berby Engenheiro, Willian Martins, Rúben Tomás, Tiago Fernandes.
Suplentes não utilizados: Toni, Sócrates Martins, António Vale e Cláudio Barros.
Treinador: João Costa.
Cartão amarelo:
Académico Viseu: Dani (25 min), Zé Henrique (28 min) , Cristóvão (87 min)
Lusitano Vildemoinhos: Tiago (49, 69 min), Sidy Bayo (54, 65 min), Williams Martins (63 min), Diogo Braz (66 min)
Cartão vermelho:
Lusitano Vildemoinhos: (Sidy Bayo, 65 min), Tiago (69 min)
Árbitro: Olga Almeida, Auxiliares: Rui Peixoto e Daniel Bernardo.

Este é um derby onde a passagem à fase seguinte é o desidrato que ambas as equipas procuram. Para isso só uma vitória interessa a ambas as equipas e com isso o jogo promete. O inicio foi bastante disputado com as duas equipas a procurarem o golo.
Cabe aos trambelos a maior percentagem de posse de bola mas aos 4 minutos após desmarcação de Zé Henrique, Dani aparece a rematar ao lado. Do lado forasteiro as oportunidades surge na sequência de bolas paradas mas sem conseguirem ainda levar perigo à baliza de Rui Pedro.
Aos 10 minutos surge o primeiro remate com perigo de Traoré.
Grande momento de emoção à passagem do minuto treze com Fernando Injami a rematar à base do poste da baliza academista. Na resposta Jorge tem um centro tenso para Zito cabecear um pouco ao lado da baliza de Diogo Lopes.
Aos 16 minutos lançamento longo do guarda-redes forasteiro com a bola a chegar a Traoré e este quando se preparava para rematar sofre que corte providencial de Jorge. Todavia este lance dita a lesão de Jorge.
Aos 27 minutos lance de dificil decisão para o trio de arbitragem com a bola ainda a tocar na mão do defesa lusitano Sidy Bayo. Lance contestado mas onde a melhor posição de Olga Almeida lhe dá o benefício de dúvida.
O ritmo de jogo decresce e é mais jogado no meio de campo sem lances. Contudo num lance de contra ataque a bola chega a Zé Henrique que aparece desmarcado e abre o marcador.
Dois minutos depois livre de Cristóvão com a bola a chegar a Zito que cabeceia mais alto e faz o golo.
A resposta trambela dá-se aos 45 minutos com Traoré a rematar perto da baliza de Rui Pedro.
Após uma entrada mais pressionante do Lusitano de Vildemoinhos ao qual os academistas conseguiu responder com calma e tranquilidade e na altura exacta marcar dois golos que lhe dão uma vantagem segura.
Aos 49 minutos Cristóvão marca bem o livre obrigando Diogo a boa defesa. Quatro minutos depois Zito tem uma boa desmarcação para Cristóvão aparecer a fuzilar o desamparado guarda-redes forasteiro. O Lusitano sente em demasia o terceiro golo academista.
A resposta trambela dá-se aos 60 minutos com num lance de contra-ataque Rui Pedro tem uma saida corajosa e elimina uma potencial jogada de perigo para os forasteiros. Ficando a dúvida se joga ou não com as mãos.
Com as duas expulsões o jogo ficou completamente partido, embora os trambelos ainda procurem o golo que lhes dê algum ânimo para conseguir ainda lutar pelo empate.
Aos 81 minutos centro de Cristóvão para Leandro aparecer a rematar muito perto da baliza forasteira. No minuto seguinte é Zito a rematar perto da baliza.
Com a equipa completamente destroçada os trambelos viriam a sofrer mais um golo aos 89 minutos quando após uma boa jogada de Vitinho a bola chega a Cristóvão que só empurra a bola para as redes contrárias. No terceiro minuto de compensação Willian Martins marca um livre para defesa atenta de Rui Pedro.
Os academistas acabam por ser uns justos vencedores frente a um adversário que essencialmente na primeira parte colocou muitos problemas aos academistas.
Arbitragem com erros especialmente a nível disciplinar mas que não influenciaram o resultado final. Em termos técnicos embora com lances de dificil ajuizamento (onde o seu melhor posicionamento lhe dá o benefício da dúvida) parece-nos ter também erros de menor importância. Foi talvez um jogo menos conseguido a nível global!

Out: complicação disciplinar. Por vezes os jogadores complicam a missão à equipa de arbitragem e este foi um destes jogos. Discutindo demasiadamente as decisões do árbitro conseguiram condicionar e complicar a sua missão que assim fica bem mais ingrata.
In: eficácia academista. Os academistas conseguiram suster as investidas iniciais trambelas e com uma grande eficácia foram fatais ao obter dois golos em dois minutos. Com estes golos conseguiu dominar o adversário e confirmar o seu justo primeiro lugar na tabela classificativa. Uma exibição personalizada e matreira de forma a matar o jogo nos momentos chaves do mesmo.
Melhor em campo: André Mateus. Esteve intransponível e foi um dos esteios da defensiva academista que permitiu que a força vinda de trás resulta-se em golos. Comandou "as tropas" rumo a um resultado positivo e com a sua exibição segura não deixou que os forasteiros levassem as suas intenções avante.

Outros resultados:
Viseu Benfica - Tondela 1:1
Repesenses - Campia 7:0
Santacombadense - Molelos 4:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académico Viseu12110141933
Repesenses131012521331
Viseu Benfica13562321125
Lusitano Vildemoinhos13814321825
Santacombadense14518152916
Mangualde 13445191716
Molelos13445182916
Tondela13247143510
Campia1312108485
Mortágua1212912345

Sem comentários: