28 setembro 2008

Injusto travo amargo de derrota juvenil


Académico Viseu - Académica Coimbra 1:2
Golo Académico: Diogo (26 min)
Golos Académica Coimbra: Rúben (21 min) e Tiago (72 min)

Académico Viseu: Toni, André (Vitinho, 53 min), Jorge, Diogo, Nogueira, Oliveira, Pipa, Sílvio, Romeu (Dani, intervalo), João Coelho (Diogo Santos, 23 min) e Zé Henrique.
Suplentes não utilizados: Cunha, Regueira, Vitor Nuno e Zito.
Treinador: João Gomes e Roger.
Académica Coimbra: Renato Carvalhinho, Rui Jacob, Ricardo Almeida, João Nazaré, Cristiano, Filipe, Renato França (Pedro, 52 min), Luis Melo (Sérgio Duarte, 56 min), Rúben (Tiago, 68 min), Rosas e Afonso.
Suplentes não utilizados: João Nunes, Jorge Simão, Leandro, Francisco.
Treinador: Rui Silva.

Cartões amarelos: Rui Jacob (76 min), Pedro (79 min) e Jorge (80+2 min)
Árbitro: Pedro Oliveira, Auxiliares: Vitor Almeida e Pedro Pinto (A.F. Aveiro)
(em actualização)

Este jogo foi um reatar de velhos e emociantes derbys academicos entre o Académico de Viseu e a Académica de Coimbra. Foi um jogo frenético e de grande ritmo que começou com uma oportunidade para a Académica, quando Renato França consegue avançar bem e em boa posição remata valendo o corte de Jorge.
Era uma entrada tímida por parte do Académico, com a briosa a quase marcar por intermédio de Ricardo Almeida que aparece no interior da area academista a cabecear muito perto do poste da baliza defendida por Toni. A Académica pressionava a defensiva academista e Afonso aos 8 minutos remata com perigo para Toni defender à segunda.
A resposta viseense viria a surgir aos 12 minutos através de um canto marcado por João Coelho com Diogo a aparecer bem mas a cabecear muito por alto.
Com 21 minutos é Rosas que obriga Toni a defesa complicada. Todavia no canto desatenção da defensiva academista com Toni a deixar escapar uma bola e esta sobra para uma confusão onde nos parece ser Rúben a por o pé para o golo coimbrão.
Este golo teve o condão de acordar os academistas que responderam prontamente através de um livre marcado por Jorge para o interior da área onde aparece Diogo a cabecear e a fazer um golo de belo efeito.
Com o golo a partida tornou-se mais equilibrada e ambas as equipas procuraram o golo que esteve perto de acontecer após boa jogada de Jorge que após ganhar o lance perto da área coimbrã consegue um remate que sai a rasar a baliza defendida por Renato. Na resposta é Afonso que remata forte mas sem a melhor direcção.
A segunda parte começou com um ritmo elevado, onde foi o Académico a pressionar mais a turma contrária e aos 42 minutos Zé Henrique bem liberto por Dani entra bem na área coimbrã, mas não consegue o melhor remate.
Logo de seguida é novamente este jogador e Jorge a terem bom entendimento com este ultimo a aparecer bem na área mas sem conseguir imprimir o melhor remate a bola.
A resposta da Académica Coimbra viria a surgir num remate portentoso de Rosas que leva a bola a embater com estrondo no poste viseense. Aos 58 minutos Rubem aparece isolado perante Toni que atrasa a sua queda e consegue fazer uma defesa de elevado grau de dificuldade evitando assim o golo da turma forasteira.
A partida estava muito aberta e com espaços, onde ambas as equipas procuravam o golo que les pudesse dar a vitória. Desta forma aos 61 minutos Jorge obriga Renato a defesa atenta. Na entrada para os dez minutos finais Dani passa por 2 adversários coimbrãos e entrega para Zé Henrique que em boa posição não consegue o golo. A resposta viria a acontecer de forma cruel com Rui Jacob a subir pelo flanco direito que atrasa para trás onde aparece o recem-entrado Tiago a fazer o golo.
O Académico tentou igualar a partida e em dois remates levou muito perigo. Primeiro seria Zé Henrique que num livre leva a bola a passar perto da baliza contrária. Aos 80 minutos é Jorge a marcar bem o livre e Sílvio já no interior da pequena área a rematar às malhas laterais.
Chegava-se ao final de um partida frenética em que ambas as equipas não mereciam perder, sendo o empate o resultado mais justo.
Arbitragem regular sem grandes lances de erro, o que só beneficia o seu trabalho.

Melhor em campo: Jorge e Ricardo Almeida. Dois enormes pulmões em ambas as equipas. Em primeiro lugar cumpriram o seu serviço, ou seja a defesa e depois procuraram alimentar o ataque com passes e subidas nos seus flancos que levaram muito perigo às defensivas contrárias.
In: qualidade do jogo. Foi um daqueles derbys jogados com muito nervo, muita emoção e também com muito respeito por parte de ambas as equipas. Procuraram o golo e a vitória sempre respeitando o adversário o que torna o futebol ainda mais bonito.
Out: nervos academistas. Os jovens academistas entraram algo tensos e nervosos e nos primeiros minutos não conseguiram ter a fluidez do jogo que nos habituaram e que a partir do golo sofrido conseguiram impor.

Outros resultados:
Vilar Formoso - Marialvas 2:1
Pasteleira - U.Lamas 2:0
Naval - Candal 4:1
Feirense - Leixões 3:1
F.C. Porto - Boavista 3:2

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Académica Coimbra2200516
F.C.Porto2200526
Naval211041

4

Boavista2101733
Marialvas2101223
Vilar Formoso2001263
Académico Viseu2101223
Pasteleira2101233
Feirense210132

3

Leixões2011131
Candal2002150
U.Lamas2002040

Sem comentários: