14 setembro 2008

Bom jogo traido por apito


Académico Viseu - Taboeira 0:1
Golo Taboeira: Vitor (69 min)

Académico Viseu: Renato Lopes, Paulo renato, Rui Loureiro, Diogo Correia, Mickael Correia, Márcio, Guilherme, Mauro, Gonçalo (Renato, 69 min), Pedro (Fábio, 56 min) e Tiago Almeida.
Suplentes não utilizados: Tiago, Tiago Oliveira, André Cunha, Gonçalo Pipo e Zé Gonçalves.
Treinador: João Costa.
Taboeira: Xavier, João Nunes, Bruno Pereira, Rafael Santos, Rui Silva, Xano, Manuel Gil (Pedro, 52 min), Saudade, Vitor, Gregory (Onofre, 60 min) e Manu.
Suplentes não utilizados: Tiago, Miguel, Pedro Costa, Coutinho e Julieu.
Treinador: Manuel António.

Cartões Amarelos:
Académico Viseu: Rui Loureiro (32 min) e Paulo Renato (67 e 70+1 min)
Taboeira: João Nunes (40 min),
Cartões Vermelhos:
Académico Viseu:
Paulo Renato (70+1 min, acumulação)

Árbitro: Paulo Brás, Auxiliares: Bruno Alves e Bruno Pinto. (A.F. Guarda)

Este era o primeiro jogo do Campeonato de Iniciados, que colocava em confronto as turmas do Académico de Viseu e do Taboeira. E que melhor começo poderia ter com ambas as equipas a lutarem com todas as suas armas por uma vitória. O primeiro lance de perigo surge aos 3 minutos após boa jogada de Guilherme, Márcio não consegue a melhor concretização.
Na resposta, Gregory leva muito perigo à baliza de Renato Lopes. Era um inicio frenético com a boa a andar perto das duas balizas e aos 8 minutos Guilherme tem um bom sprint na direita do ataque academista e depois remata bem, levando a bola a rasar a base do poste da baliza taboeirense. Na sequência do canto é Márcio a rematar por alto. Aos 11 minutos Vitor aparece bem isolado e obriga Renato Lopes e defesa de elevado nível de dificuldade.
Assistia-se a uma maior pressão da turma do Taboeira e Rafael Santos com uma boa cabeçada leva a bola a embater na barra da baliza academista. No minuto seguinte é Mauro com remate perigoso do meio da rua a quase surpreender Xavier. Na sequência do canto é Rui Loureiro a levar a bola à barra.
O ritmo era elevado e de grande nível e aos 31 minutos Guilherme centre bem e Tiago remata bem, valendo o corte providencial de Rafael Santos.
Chegava-se ao intervalo com um nulo que não mostrava verdadeiramente o que se passou no terreno do jogo.
A segunda parte começou com uma melhor entrada academista que conseguiu empurrar o Taboeira para terrenos mais atrasados de onde saiam atráves de rapidíssimos contra-ataques. Num destes lances Renato Lopes tem uma grande defesa após remate à queima roupa de Vitor. Aos 48 minutos Guilherme tem bom cruzamento para Tiago Almeida responder com remate um pouco ao lado da baliza contrária.
Com 53 minutos é Xano a rematar fraco à baliza academista. No minuto seguinte Mauro tem remate forte mas sem a melhor direcção: a baliza forasteira.
A partida estava equilibrada e encaminhava-se para o seu término quando outra equipa decide despontar e desequilibrar este enorme equilibrio. Fala-se da equipa de arbitragem, onde aos 68 minutos só Paulo Brás, consegue deslumbrar uma falta no interior da área academista. Motivo? Só mesmo o árbitro pode esclarecer. Chamado a concretizar Vitor marca friamente o golo e dá vantagem à turma do Taboeira. Com menos de 5 minutos para o final da partida, o Académico ainda procura o golo, onde primeiro Paulo Renato e depois Tiago Almeida não conseguem os melhores remates.
Vitória do Taboeira que viu surgir o triunfo por linhas tortas e onde o Académico não merecia tal desfecho. Melhor resultado seria o empate de forma a premiar o grande espéctaculo que estes campeões conseguiram dar!
Equipa de arbitragem influenciou no resultado final, o que as restantes equipas não mereciam tal influência.

Melhor jogador em campo: Mickael Correia e Rafael Santos. Foram dois defesas que cumpriram a 100% a sua missão e ainda conseguiram ter uma vertente ofensiva, oferecendo cada um à sua equipa alguns momentos de ataque e de situações de perigo para a baliza contrária. São apenas dois destaques de uma partida onde ambas as equipas na sua totalidade mostraram-se a bom nível.
In: qualidade de jogo. As duas equipas mostraram a qualidade dos seus intervenientes e protagonizaram um jogo cheio de ritmo, garra e muito empenho. Este que era o primeiro jogo do campeonato foi um grande jogo, onde ambas procuraram uma vitória e que cativou o público presente
Out: apitos. As duas equipas não mereciam o show do apito e de erros que se transformaram os 5 minutos finais. Ao descortinar uma falta na área academista que só ele viu (será que viu?), Paulo Brás, brincou com o esforço dos jogadores academistas que não mereciam tamanha injustiça. Para além disso se foi tão lesto ao marcar grande penalidade naquilo que viu, porque é que não admoestrou o jogador academista que fez a suposta infracção??? Básico, elementar!
Para além disso, e com a exibição estragada com tal decisão precipitou-se ao expulsar Paulo Renato. Quando não são os jogadores os verdadeiros artistas, o futebol e principalmente estes campeões é que sofrem!

Outros resultados:
Sabugal- Mangualde 0:8
Oliveirense- Beira Mar 1:3
Repesenses - Núcleo Guarda 2:0
Sanjoanense - Sp. Covilhã 3:1
Poiares - Tourizense 2:1

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

Mangualde1100803
Sanjoanense1100313
Beira Mar1100313
Repesenses1100203
Poiares1100213
Taboeira1100103
Tourizense1001120
Académico Viseu100101

0

Sp. Covilhã100113

0

Oliveirense1001130
Núcleo Guarda1001020
Sabugal1001080

1 comentário:

Anónimo disse...

Quantas equipas passam à 2ªfase e quantas descem ao distrital?