16 maio 2009

Fragilidades ditam derrota


Pinguinzinhos - Académico Viseu 4:0
Golos Pinguinzinhos: Rafael Fernandes (17 min), Miguel Ângelo (p.b, 22 min), Xavier (27 min) e Rafael (50 min).
Pinguinzinhos: Diogo Garrido, João Morgado, Leandro, Rui Pedro, Miguel, Francisco, Rafael Fernandes, Gabriel, Diogo Ferreira, André, Xavier e Bruno Cordeiro.
Treinador: Carlos Silva.
Académico Viseu: Rui Pedro, David Morgado, Leoanrdo, Pipo, Gonçalo Santos, João Caiado, Gonçalo Sousa, Guilherme, André Guilherme, Rodrigo, Miguel Ângelo e Diogo.
Treinador: Joaquim e Júlio.
Cartões Amarelos: Gonçalo Sousa (43 min).
Árbitros: Olga Almeida e Bruno Pedro.

Este era um jogo que colocava em jogo muita das esperanças de ambas as equipas. Enquanto que a turma local com uma vitória igualava no topo classificativo o FootLafões, a turma academista só uma vitória o colocava ainda em jogo quanto a uma possivel luta pela titulo distrital de Escolas.
A partida começou equilibrado embora que com maior posse de bola para a turma local. Contduo só aos 11 minutos é que se iria assistir ao primeiro remate com real perigo a uma das balizas. Coube a Diogo Ferreira com um remate forte que passou um pouco ao lado da baliza academista.
O marcador viria a ser inaugurado num lance de infelicidade do guarda-redes Diogo, quando após defesa a remate de Rafael Fernandes deixa a bola escapar-se das mãos e escapar para o interior da sua baliza.
A resposta academista dava-se por Gonçalo Sousa com um remate que coloca a prova o guarda-redes Diogo Garrido. Contudo nova infelicidade iria bater nos jovens academistas quando Diogo Ferreira tem um cruzamento largo fazendo a bola passar pelo guarda-redes academista e Miguel Ângelo tem um corte infeliz levando a bola a anichar-se nas suas redes.
Com este golo o dominio da partida passa a ser inteiramente feito pela turma local que não deixava os academistas subirem no seu terreno e já sobre o apito para o intervalo Diogo Ferreira tem bom remate que quase surpreende o guardião academista.
Este era um resultado fruto de uma actuação personalizada dos Pinguinzinhos que souberam aproveitar as fragilidades e acima de tudo o enorme nervosismo que se sentia nas hostes academistas.
Os Pinguinzinhos viria a entrar da melhor forma na parte derradeira quando Xavier num livre do meio campo consegue rematar forte e bater Diogo. A resposta dava-se com remate ao lado de João Caiado após ter sido bem assistido por Rodrigo.
Aos 32 minutos é Gonçalo Sousa a colocar À prova o guarda-redes local Diogo Garrido.
Aos 35 minutos primeiro João Caiado e depois Gabri levam o perigo com bons remates às balizas contrárias. Aos 37 minutos lance de Gonçalo Sousa a rematar e a bola a bater ainda em Rodrigo que quase dá origem ao golo academista valendo o corte providencial de Xavier.
Era os Pinguinzinhos que pressionavam mais e por duas vezes ficam perto do golo quando primeiro Xavier e depois Gabriel tem boas ocasiões de alvejar a baliza academista.
Contudo já nos descontos viria a surgir novo golo local, no melhor lance da partida quando André sobe pela ala direita do seu ataque e centra com conta peso e meida para Rafael Fernandes fazer o golo que carimbava o resultado final.
Por vezes complicar o que é fácil faz da missão dos árbitros muito mais dificil. Com os jogadores a criarem poucos motivos para decisões erradas não se percebe os erros que esta dupla de arbitragem teve neste jogo. Nervosa e muito complicativa pintaram de negativo o seu trabalho.

Melhor em campo: Gabriel. É daqueles jogadores que não dando por vezes nas vistas, está no lugar certo e a levar a bom caminho os ataques de uma equipa. Uma formiga com arte!
In: jogo local. Com melhor posse de bola e matreirice a turma local mostrou ser umas das fortes candidatas ao título distrital deste escalão. Soube aproveitar o nervosismo contrária e ganhar de forma incontestada.
Out: nervosismo academista, comportamento de adeptos.
Muitas das vezes assiste-se a actos, provocações e intimidações externas ao campo do futebol e esse é um aspecto que só faz o futebol perder o seu brilho. Ainda mais com jovens jogadores, estes mesmos adeptos que são pais deviam ser o exemplo de formação para eles e que desta forma são sim uma imagem de maus exemplos. A meditar!!!
Por outro lado os jovens academistas mostraram-se estranhamente muito nervosos e nunca conseguiram por em jogo os seus verdadeiros trunfos e armas. Com alguns erros e mais com o coração do que com a cabeça a reacção esteve um pouco longe do que de tão belo já conseguiram fazer. Uma palavra para estes campeões. Embora possa estar a correr mal esta fase vocês já são uns campeões por tudo o que já fizeram ao longo deste campeonato. Sejam felizes!
É nas derrotas presentes que se ganham alicerces para as vitórias futuras!!

Clube

J

V

E

D

GM

GS

Pontos

FootLafões2200

8

46
Pinguinzinhos32011166
Académico Viseu

3

003817

0


1 comentário:

Anónimo disse...

Sim sem dúvida, uma nota (nota essa na crónoca do jogo dos infantis) muito importante ao comportamento dos adeptos!
Porque chegar ao ponto de andar aos pontapés aos bancos dos jogadores suplentes é obra...
Ainda bem que o jogo estava no intervalo e os atletas estavam no balneário...porque o banco veio parar ao campo!
Pais e dirigentes devem dar o exemplo. Quanto ao trabalho do árbitro ... não deve ser agradável ouvir chamar-lhe nomes muito feios, ainda mais de crianças de 10 e 11 anos!
Penso eu!