19 abril 2009

Primeira parte dizima locais

Académico Viseu - Pinguinzinho 4:7
Golos Académico Viseu: João Caiado (40 e 50 min), Gonçalo Sousa (47 e 48 min)
Golos Pinguinzinhos: João Morgado (4 min), Rafael (11 min), Diogo Marques (9 e 30 min), André (17, 19 e 31 min)

Académico Viseu: Rui Pedro, Pedro Pais, Denis, Pipo, Gonçalo, João Caiado, Gonçalo Sousa, Guilherme, André Guilherme, Rodrigo, Miguel e Diogo.
Treinador: Joaquim e Júlio.
Pinguinzinhos: Diogo, João Morgado, Leandro, Rui Pedro, Messi, Kikinho, Rafael, Gabri, Diogo Marques, André, Xavi e Leonardo.
Treinador: Michel.
Arbitragem liderada por Luis Caiado.

Este era o primeiro jogo da fase derradeira do Campeonato Distrital de Escolas e colocava em confronto duas boas equipas e que procuravam entrar nesta fase com uma vitória.
Entrou mais pressionante a turma dos Pinguinzinhos que mostrando um futebol mais fluído criaram a primeira ocasião de golo à passagem do minuto 3 quando Gabri em boa posição desfere um bom remate que quase surpreende Rui Pedro.
Todavia o golo viria a acontecer no minuto seguinte quando num remate de muito longe de João Morgado a bola anicha-se nas redes de Rui Pedro. Estava aberto o marcador que viria a ser ampliado à passagem do minuto 9 quando após um bom remate de Diogo Marques a bola sobra para Gabri que remata forte fazendo o segundo golo da turma forasteira.
Era um período de grande fulgor para a turma forasteira que não deixava os jovens academistas assentarem o seu jogo e aos 11 minutos Hugo tem um bom cruzamento para Rafael aparecer e fazer o golo.
Com 17 minutos livre forte de André que só para no interior da baliza academista. Dois minutos a seguir novo lance tirado a fotocopia do ultimo com o mesmo resultado, onde tal como no primeiro ficam dúvidas sobre a acção de um atacante forasteiro sobre o guarda-redes Rui Pedro.
Com este golo o Académico parece acordar da longa letargia que estava mergulhado e é Gonçalo Sousa que à entrada do minuto 20 tem o primeiro remate com perigo à baliza de Diogo.
Já sobre o apito para o intervalo canto de Guilherme com João Caiado a ficar perto do golo.
Primeira parte com um justo vencedor face ao futebol praticado e onde os jovens academistas pareceram uma sombra do que de tão bom já conseguiram fazer ao longo da prova.
Seria de esperar um Académico mais próximo do seu real valor na parte derradeira e foi isso que aconteceu. Contudo caberia à turma dos Pinguinzinhos a primeira ocasião de perigo quando no primeiro minuto Gabri obriga Diogo a grande defesa de forma a evitar o ampliar o marcador.
Contudo o marcador viria a ser ampliado à passagem do minuto trinta por intermédio de Diogo Marques, que após uma boa jogada de ataque desfere um remate sem hipóteses para o guarda-redes academista. No minuto seguinte André consegue novamente bater o desamparado Diogo e assim colocava a turma forasteira numa enorme vantagem.
A resposta academista dá-se no minuto 33 quando Miguel Ângelo obriga Diogo a defesa de recurso a evitar o golo academista. Na resposta é Messi que fica perto do golo após boa assistência de Diogo Marques.
Pouco passava do minuto 38 quando finalmente os jovens academistas conseguem colorir o seu marcador. Coube a João Caiado que em boa jogada faz o golo. Aproveitando uma baixa física da turma forasteira os jovens academistas empurravam agora os seus adversários para terrenos mais atrasados e aos 57 minutos Gonçalo Sousa tem um bom remate fazendo um golo de belo efeito.
Era o Académico que pressionava mais e numa perca de bola em zona proíbitiva dá a hipótese de João Caiado conduzir o contra-ataque levando a bola a chegar a Gonçalo Sousa que é derrubado no interior da área pela defensiva forasteira. Chamado a marcar Gonçalo Sousa remate forte não dando hipóteses a diogo Garrido.
O marcador viria a ser alterado pela ultima vez já sobre o apito final quando desta vez João Caiado ganha o lance a dois defesas contrários e à saida do guarda-redes consegue levar a bola a anichar-se nas redes contrárias.
Chegava-se ao final da partida com uma vantagem dos Pinguinzinhos fruta de uma primeira parte onde mostraram muito bom futebol e conseguiram eliminar os pontos fortes da turma academista e posicionaram-se numa vantagem larga que se revelou fatal para as ambições academistas. Para os academistas por vezes as derrotas surgem em momentos chaves e ajudam a crescer e a unir e espero que este seja um dos tais momentos e que seja a chave para uma união de todos pois assim pode-se ir longe.
Arbitragem algo condicionada com o desenrolar do jogo anterior, teve alguns erros em lances de facil ajuizamento embora não fossem motivo para tão forte contestação.

Out: comportamento dos pais. Mais uma vez os pais em foco pela negativa. Querer tornar os jogos em guerras, em insultos e em provocações como hoje ouvi e senti só prejudica quem verdadeiro gosta do futebol e acima de tudo a quem devia-se servir de exemplo. Impor a lei da voz mais forte nunca dá grandes resultados e acima de tudo não é exemplo para jovens jogadores que estão no seu ciclo de formação. A meditar pelos maiores de 18 anos que assistem aos jogos e que protagonizam tais enfadonhos espectáculos!
In: futebol de ambas as equipas. Duas partes algo antagónicas, onde na primeira parte com rápidas movimentações e jogadas de envolvência os Pinguinzinhos dizimaram a defensiva academista e mostraram o seu bom futebol. Na segunda parte coube aos jovens academistas mostrar que eram capazes de melhor e aos poucos foram assentando o jogo e reduzir o marcador que todavia estava demasiado largo para os seus intentos. Contudo ambas as equipas foram um exemplo para os adultos e aqui deixo os meus parabéns a ambas as equipas!

1 comentário:

Alberto Rendo disse...

O meu comentário é simplesmente este, o Académico nesta fase é a equipa mais fraca, pois só vive das suas individualidades, caso do Caiado e Gonçalo, dois miúdos formados num clube de grande formação apenas isso e não de competitividade. Quanto ao jovem jogador Gonçalo foi pena este encontrar-se num estado muito lamentavel, pois tinha estado toda a semana doente e mesmo assim quis dar o seu contributo á equipe, parabens Gonçalo pela tua atitude. Mais digo, graças aos vossos rivais desta época é que vossês se encontram nesta fase, caso contrário seria o Castro. Pois no final do jogo encontrei o técnico a falar com um adepto, será que seria nais uma contratação para a proxima época.Boa sorte para o resto do campeonato.